Aula 1


Sustentabilidade, esse é o tema da aula inaugural 

A primeira aula desse curso não poderia ter outro tema. e melhor do que apresentar definições, a equipe preferiu fazer com que as pessoas refletissem e sentissem o que é sustentabilidade através de duas metodologias: 
1. Chá Compartilha: Saboreando um delicioso chá de erva cidreira com erva doce, com bolo e bolachas, os participantes responderam as seguintes questões: 
1. Relate ações em seu local de trabalho que são sustentáveis. 
2. Quais ações sustentáveis poderiam ser desenvolvidas em seu local de trabalho, mas que ainda não acontecem? 
3. O que é educação ambiental para você? 
4. O que é sustentabilidade para você?

2. Dinâmica Intergeracional: É uma simulação, em que os participantes são separados em grupos, e para cada grupo é solicitado que pegue as figuras referentes ao que é essencial a sua existência. O primeiro grupo normalmente pega a maior parte dos recursos naturais e os grupos posteriores normalmente ficam praticamente sem nada. A dinâmica visa tocar emocionalmente os participantes para o uso irracional dos recursos, e o que estamos deixando... ou não! para as futuras gerações.
Melhor do que trazer definições técnicas do que é sustentabilidade, optamos em fazer cada um sentir.

Os slides sobre "Estilos ou Modos de Vida Sustentáveis" serão compartilhados através de uma pasta no Google Docs, que conterá essa e as próximas apresentações.






Para reflexão - assista esse vídeo:




Proposta de atividade: 


Comente abaixo o que você achou sobre o vídeo. Vamos lá participe!



Próxima aula:

Tema: Quem ama cuida. Conhecendo a história de Guarulhos


Lembre-se do lanche comunitário. 
Leve o suficiente para compartilharmos,
vamos exercitar para não termos desperdícios.





8 comentários:

  1. As pessoas tem ideias boas, tem incentivo, vontade de abraçar uma causa como a sustentabilidade.... mas ao repassar para os outros, pedir ajuda, apoio.... é desmotivada pelo desprezo, falta de informação dos outros, ignorância... as pessoas não pensam nos outros.... Ninguém deu valor à causa e a sra. surtou... desistindo da causa....

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem ideias boas, tem incentivo, vontade de abraçar uma causa como a sustentabilidade.... mas ao repassar para os outros, pedir ajuda, apoio.... é desmotivada pelo desprezo, falta de informação dos outros, ignorância... as pessoas não pensam nos outros.... Ninguém deu valor à causa e a sra. surtou... desistindo da causa....

    ResponderExcluir
  3. O vídeo e muito bom, e mostra claramente o desinteresse da Sociedade pela sustentabilidade, uns pensando em si mesmos, outros pensam no trabalho que a sustentabilidade vai trazer para si, outros até tem vontade de fazer algo, mas não sabem o que é sustentabilidade ou os faltam orientação para que desenvolvam uma ideia ali colocada em pauta.
    O vídeo em si, mostra que o ser humano se limita a fazer coisas novas e aprender o que é realmente sustentabilidade e a importância dela para as gerações futuras, e não é só isso,mostra também que outros só pensa no dia do pagamento e nos lucros ali produzidos.

    "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
    Artigo 225, da Constituição Federal

    ResponderExcluir
  4. A sustentabilidade não deve ser apenas um tema bonito ou imposto a alguém. É necessário que todos tenham a consciência da importância da sustentabilidade para manutenção da vida, e que este deve ser um trabalho contínuo e em conjunto.

    ResponderExcluir
  5. O vídeo mostra a banalização do Tema da sustentabilidade e o total desconhecimento das pessoas em cena sobre o mesmo. Desconhecem a nossa total dependência dos recursos naturais, se mostram totalmente insensíveis ao tema. Por outro lado a forma como ele foi trazido para os funcionários da empresa, a postura da pessoa que o trouxe não ajudou a impor o respeito que o tema merecia, talvez pelo próprio desconhecimento dela sobre as questões inerentes a sustentabilidade.l

    ResponderExcluir
  6. O vídeo o tempo todo toca em um ponto: a resistência das pessoas nos processos de mudança. Além disso, concordo com os colegas no sentido do desconhecimento do que é sustentabilidade. Mas precisamos de maneira urgente repensar nossas posturas, nosso modo de viver, para que tenhamos um futuro possível.

    ResponderExcluir
  7. Post da Pamela:

    Ouvimos muito a palavra "sustentabilidade", mas discutimos pouco sobre o tema minimizando a sua importância. Antes de implementar projetos de sustentabilidade, mesmo que pequenos, é necessário informar as pessoas sobre os impactos de nossas atitudes não sustentáveis no meio ambiente, como isso afeta nossas vidas e, assim, criar um sentimento de responsabilidade entre as pessoas. Boa vontade é importante, mas como mostrado no vídeo, não é suficiente.

    ResponderExcluir
  8. Encontraremos muitos "Peçanhas" pelo caminho, temos que ser criativos para convencê-los. Sem conhecimento não há como se conscientizar as pessoas.

    ResponderExcluir